Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: VOCÊ VAI SER NOSSA PROFESSORA NO ANO QUE VEM? TRABALHANDO PARA ENTENDER A SENSAÇÃO DE PRAZER E SUCESSO VIVENCIADA POR ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA E SUA PROFESSORA
Autor: DENISE MEDEIROS DE AZEVEDO
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 06/OUT/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7218&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7218&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7218
Resumo:
Nesta pesquisa interpretativista procuro entender, como professorapesquisadora, como é construída a sensação de prazer e sucesso vivenciada por mim e por um grupo de alunos em nossas aulas de inglês como língua estrangeira, ministradas em um curso livre no Rio de Janeiro, Brasil. Dentro do paradigma da Prática Exploratória (Allwright, 2001, 2002), envolvemo- nos, professora e alunos, em atividades pedagógicas com potencial exploratório, refletindo sobre nossas crenças a respeito do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e sobre nossas vivências em sala de aula. A análise do material discursivo gerado permitiu tematizar minhas crenças, as crenças dos meus alunos e a congruência entre estes sistemas de crenças. Esta busca pelo entendimento se apóia teoricamente nas diferentes dimensões da sala de aula (Prabhu, 1992) e no conceito de comunidade de prática (Wenger, 1998). Destaco o social (Allwright, 2002, 2003), o interpessoal (Stevick, 1998, 1999), o afeto (Arnold, 1999), o lingüístico (Halliday, 1973) e o pedagógico (Richards & Rodgers, 1972). Minhas interpretações, como professora-pesquisadora, mostram que a sensação de prazer e sucesso vivenciada na minha/nossa sala de aula está relacionada ao afeto e ao questionamento sobre o que nela acontece. Entendo que o afeto positivo, a motivação, o clima de segurança, a negociação de tarefas e a reflexão sobre estes aspectos contribuem para tornar os alunos responsáveis pelo seu aprendizado e para criar uma atmosfera facilitadora de aprendizagem e de convivência em uma comunidade de prática exploratória.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF