Título: | PAIS NA GESTÃO DA ESCOLA: MUDAM AS RELAÇÕES? UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO JUDAICA | |||||||
Autor: |
DIANA MANDELERT |
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Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 06/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7214 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Na perspectiva das pesquisas que visam a problematização
da relação família - escola, a presente pesquisa tem o
interesse de analisar estas relações em uma escola judaica
na qual o envolvimento familiar faz parte da sua
estrutura. Esta investigação teve como material empírico o
survey da pesquisa Processo de Produção de Qualidade de
Ensino. Escola, família e cultura, do SOCED, Grupo de
Pesquisa em Sociologia da Educação. O survey foi composto
de três questionários: alunos, pais e professores,
aplicados em 9 escolas anualmente apontadas pela imprensa
entre as melhores do Rio de Janeiro. Além disso, foram
feitas observações no Diretório de Pais, órgão de gestão
máxima da escola e entrevistas com os coordenadores da
escola judaica. Através da pesquisa foi possível
estabelecer a influência do capital cultural e social nas
relações família-escola, mesmo em instituições de
prestígio como as do survey. Quanto à gestão de pais,
observamos a separação da gestão pedagógica e da
financeiro-administrativa, a primeira efetuada pelos
profissionais da escola e a segunda efetuada pelos
profissionais administrativos da escola com o auxílio do
Diretório de Pais. Esta separação nos indica um caráter
mais simbólico do que atuante do Diretório de Pais. A
existência deste espaço definido de poder dos pais dá a
dimensão do valor do controle da formação escolar dos seus
filhos.
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