Título: | A BARBÁRIE COMO ARTE: TENDÊNCIAS DA LITERATURA E DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RAPHAEL MARTINS DA SILVA |
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Colaborador(es): |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador |
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Catalogação: | 06/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7210&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7210&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7210 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O propósito desta dissertação é refletir acerca das
relações existentes
entre literatura e cinema no que toca a representação do
fenômeno da
violência nas obras literárias e suas respectivas versões
cinematográficas. Para isso foram utilizados três livros que
apresentam a violência enfocada por diversos prismas. São
eles:
Estação Carandiru de Drauzio Varella, Cidade de Deus de
Paulo Lins
e O Invasor de Marçal Aquino. O exame feito por teóricos
sobre a
linha tênue que hoje divide ficção de realidade também foi
abordado
como um dos pontos de desenvolvimento da dissertação. O
binômio
violência/cultura que parece uma atual tendência na
literatura
contemporânea, ganhou espaço incisivo nesta análise.
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