Título: | CIÊNCIA, CULTURA, MUSEUS, JOVENS E ESCOLAS: QUAIS AS RELAÇÕES? | |||||||
Autor: |
SIBELE CAZELLI |
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Colaborador(es): |
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador |
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Catalogação: | 23/SET/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7122&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7122&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7122 | |||||||
Resumo: | ||||||||
No contexto atual, muitos autores insistem em que a
promoção da cultura seja desenvolvida por uma rede de
instâncias culturais. Os museus vêm ocupando lugar de
destaque nesta rede. Os objetivos deste estudo estão
relacionados à investigação dos efeitos de algumas
características associadas aos jovens e a seu entorno,
tanto familiar como escolar, nas chances de acesso a
museus ou instituições culturais afins. Mais
especificamente a intenção é explorar o potencial
explicativo dos capitais econômico, social e cultural no
aumento ou diminuição destas chances. Para a realização
do
estudo, um questionário contextual auto-administrado foi
submetido a 2.298 alunos de 8ª série do ensino
fundamental, em uma amostra probabilística de 48
escolas,
municipais e particulares, situadas no município do Rio
de
Janeiro. O instrumento buscou investigar, de modo geral,
características sociodemográficas e, de forma detalhada,
o
padrão de acesso a museus. Foram privilegiados aspectos
que pudessem dar conta, principalmente de práticas
familiares de mobilização de recursos materiais e
simbólicos junto aos jovens. Como o acesso a museus está
associado a ações de professores e escolas, foi
elaborado
um questionário contextual auto-administrado para os
profissionais diretamente envolvidos com a organização
de
visita. A análise dos dados coletados foi baseada na
aplicação de um modelo de regressão. No contexto
familiar,
os resultados indicam que as diferentes formas do
capital
cultural, combinado com o capital social entrelaçado nas
relações familiares, têm particular relevância no
aumento
das chances de acesso a museus. No contexto escolar, o
acesso às instituições museológicas possui
particularidades relacionadas à rede de ensino.
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