Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ECONOMIA DE COMUNHÃO: ENFRENTANDO A EXCLUSÃO?
Autor: ALEXANDRE DOMINGUEZ BUGARIN
Colaborador(es): MARCIA CRISTINA ESTEVES AGOSTINHO - Orientador
Catalogação: 25/AGO/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6934&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6934&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6934
Resumo:
A percepção da imensa exclusão existente no Brasil motivou o surgimento, dentro do Movimento dos Focolares, da Economia de Comunhão - a qual é uma proposta que visa amenizar a situação de necessidade e miséria enfrentada por certas parcelas da população de todo o mundo. A questão colocada nesta dissertação é se essa iniciativa é, de fato, capaz de contribuir para o enfrentamento da exclusão social, ainda que localmente. Para tentar respondê-la, estudou-se o caso do município de Vargem Grande Paulista, uma vez que ali nasceu a Economia de Comunhão. Foi, então, construído um quadro conceitual de referência, baseado, principalmente, na obra de Norbert Elias e John L. Scotson intitulada Os Estabelecidos e os Outsiders. Este foi utilizado para interpretar a realidade observada na comunidade e nas empresas de Economia de Comunhão. Aqueles autores demonstram que a exclusão, além da dimensão material, tem uma importante dimensão simbólica. A partir da observação tanto das intenções originais associadas à idéia de uma economia baseada na partilha quanto da conduta das pessoas envolvidas, conclui-se que a Economia de Comunhão tem potencial para enfrentar a dimensão simbólica da exclusão. Resta saber se tal projeto crescerá o suficiente para atingir uma massa crítica capaz de fazer com que os resultados se reflitam em indicadores macro- econômicos e sociais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF