Título: | DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE DESSORÇÃO TÉRMICA IN SITU PARA REMEDIAÇÃO DE MATERIAIS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO | |||||||
Autor: |
PATRICIO JOSE MOREIRA PIRES |
|||||||
Colaborador(es): |
JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 01/OUT/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5539&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5539&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5539 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente trabalho avaliou a eficácia da dessorção térmica
in situ em remediar materiais contaminados por
hidrocarbonetos de petróleo em refinarias. Paralelamente,
foi projetado e construído um novo sistema modular para ser
empregado sob dutovias para remediação de britas
contaminadas. Os resultados do programa experimental
revelaram ser possível a remediação de pavimentos de
concreto contaminados por óleo combustível. A aplicação de
calor na superfície do pavimento reduziu em até 65 por cento a sua
resistência, porém propiciou a restauração de sua cor
original. Verificou-se que os resíduos do processo, após
análises mineralógicas por difração de raios X e químicas
por espectroscopia de fluorescência, apresentavam uma
composição muito semelhante ao solo empregado como material
de construção dos aterros da refinaria, sugerindo que o
resíduo possa ser advindo de transporte eólico. O sistema
desenvolvido no presente trabalho apresentou um
desempenho satisfatório. Verificou-se a necessidade de
aeração do material remediado para eliminar a produção de
coque. Adicionalmente, observou-se a importância de um bom
isolamento térmico para minimizar o consumo energético e
impedir a propagação de calor e das emissões para a
atmosfera. As emissões geradas pelo aquecimento consistiam
de olefinas e parafinas que podem ser devidamente tratadas
pelo oxidador térmico.
|
||||||||