Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SEM FIO NA LOGÍSTICA
Autor: TAMARA DE BRITTO FIGUEIREDO
Colaborador(es): JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Catalogação: 31/AGO/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5387&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5387&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5387
Resumo:
As atividades logísticas sofreram grandes transformações no decorrer do século XX, evoluindo de um nível meramente operacional, passando por diferentes fases de integração, alcançando por fim, uma postura estratégica. Em sua última etapa, a Logística assumiu um enfoque mais gerencial, em meio ao qual se desenvolveu o conceito de Supply Chain Management. Tal evolução se deu em meio a importantes mudanças econômicas e sociais, as quais repercutiram na transição dos Sistemas de Produção. Os efeitos da globalização aceleraram em muito esse processo. A necessidade de flexibilidade decorrente desses efeitos impulsionou por sua vez, o desenvolvimento de sofisticadas tecnologias da informação. Nas últimas décadas, em virtude da valorização de princípios de mobilidade, observou-se uma forte tendência ao emprego de tecnologias de informação sem fio, em muitas atividades logísticas. O presente trabalho visa fazer um levantamento das principais tecnologias de transmissão de informações por rádio-freqüência, por meio das quais, pode se gerenciar o fluxo bidirecional de informações e materiais, de forma a promover maior grau de integração da cadeia logística. Uma atenção especial foi atribuída a uma mais recente tecnologia de captura de dados: o RFID (RadioFrequency Identification), por meio da qual se pode realizar operações de controle e localização de uma entidade, dentro de determinada área de abrangência. O RFID vem aos poucos conquistando mercado no quadro brasileiro, no controle de mercadorias em linha de montagem, e de acesso de veículos. Com base nos resultados de um estudo empírico realizado pelo autor, abrangendo empresas fornecedoras de produtos e serviços da rede sem fio operantes no Brasil, pôde-se analisar alguns impactos da cultura RFID no SCM.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
BIBLIOGRAFIA PDF