Título: | O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO | |||||||
Autor: |
FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA |
|||||||
Colaborador(es): |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 09/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho pretende contribuir para o pensar a
atividade
de design, apresentando aspectos importantes e limitações
de uma ênfase ecológica nos cursos. Debates freqüentes em
relação às produções da cultura material têm enfatizado a
necessidade de adequação de parâmetros ambientais para a
projetação de produtos, decorrente de uma nova
perspectiva
que visualiza a exploração acelerada de recursos naturais
como incompatível com o constante desenvolvimento do ser
humano. O aumento desses questionamentos se deve a uma
percepção de destruições em nível global que passam
a ser enfatizadas e disseminadas como questões de
responsabilidade de todas as nações e dependente de um
esforço conjunto para atuação.
Para avaliar a situação das questões ambientais no ensino
de desenho industrial,realizamos uma pesquisa entre as
escolas do Estado do Rio de Janeiro, identificando o
que vem sendo realizado nos cursos e o que coordenadores,
professores e alunos pensam a respeito. Procuramos
examinar
e discutir questões a respeito da influência
do discurso literário sobre o meio-ambiente na atuação
dos
designers; a importância de sua atuação; o papel dos
meios
educacionais; e detectar algumas mudanças
possíveis para uma abordagem de parâmetros ambientais
efetiva.
|
||||||||