Título: | CONTRIBUIÇÃO PARA SISTEMATIZAR A ANÁLISE DA DINÂMICA DE CADEIAS DE SUPRIMENTO: PROPOSTA DE UM MÉTODO DEANÁLISE E A SUAAPLICAÇÃO À INDUSTRIA AUTOMOTIVA | |||||||
Autor: |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO |
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Colaborador(es): |
SILVIO HAMACHER - Orientador |
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Catalogação: | 19/DEZ/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4320&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4320&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4320 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Uma das maiores mudanças de paradigmas da atual gestão
empresarial é relacionada ao fato de que, freqüentemente,
unidades de negócios individuais (empresas) não competem
mais como unidades isoladas, mas como cadeia de
suprimento, estabelecendo, assim, uma nova lógica de
competição. Nessa nova lógica, a potencialidade para
gerar
vantagem competitiva deixou de estar dentro dos limites
de
uma empresa para estar distribuído entre as empresas que
pertencem a uma mesma cadeia. Para atingir essa vantagem,
devem ser estabelecidas a integração e otimização da
cadeia
sobre a perspectiva da Gestão da Cadeia de Suprimento
(SCM). A forma com que empresas pertencentes a uma
mesma cadeia estão associadas visando a SCM é chamada
nessa
tese como a dinâmica da cadeia de suprimento.
Nesse contexto, a presente tese de doutorado tem como
objetivo sistematizar a análise dos elementos relevantes
para a dinâmica de uma cadeia de suprimento.
Esses elementos relevantes possuem desdobramentos que são
comuns às diferentes cadeias de um segmento industrial e
outros que são particulares a cada uma dessas cadeias.
Com
isso, a análise da dinâmica é feita primeiramente para
um segmento industrial e em seguida para uma cadeia
particular. No caso da tese o segmento analisado é a
industria automotiva e a cadeia particular analisada é a
responsável pela criação, produção e distribuição de um
modelo esportivo de luxo compacto produzido por uma
montadora de veículos européia.
As principais contribuições dessa tese são a elaboração
de
um método que possibilite a análise da dinâmica de uma
cadeia de suprimento sob a perspectiva da SCM e a sua
aplicação nas cadeias de suprimento de quatro plantas de
um
modelo de uma montadora de veículos, de forma a ilustrar
o
uso do método.
Pode-se concluir com a aplicação do método de análise
proposto na tese que as cadeias de suprimento estudadas
se
encontram em estágios distintos de desenvolvimento de
SCM.
As diferentes forças atuantes em cada cadeia fazem
com que determinados conjuntos de ações que visam a SCM
sejam desenvolvidas PUC-Rio em algumas cadeias e não em
outras. O mesmo ocorre com a presença dos fatores
que viabilizam esses conjuntos de ações nos diferentes
elos
dos processos de negócio de cada cadeia.
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