Título: | ESTUDO EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DE PLACAS DE ANCORAGEM EMBUTIDAS EM CONCRETO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
WALTER EDGLEY DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
GIUSEPPE BARBOSA GUIMARAES - Orientador |
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Catalogação: | 02/DEZ/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4239&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4239&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4239 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Placas de ancoragem embutidas em concreto são
empregadas, geralmente, com a finalidade de permitir
a fixação de elementos para a introdução de cargas
concentradas nas estruturas de concreto, bem como
viabilizar as ligações estruturais entre componentes
pré-fabricados. As placas são ancoradas no concreto
através de pinos soldados a elas. Estas placas são
bastante empregadas em estruturas de usinas
nucleares onde um grande número de equipamentos e
tubulações são apoiados na estrutura de concreto. A
pesquisa é de natureza experimental e tem como objetivo
investigar a redução da resistência à tração de
placas de ancoragem com grupo de chumbadores,
placas instaladas com pequena distância dos bordos do
elemento de concreto, e também de duas placas
adjacentes, devido a interferência de seus cones de
ruptura. A eficiência de uma armadura de suspensão
(que transmite a carga além do cone de ruptura),
também é verificada. Os resultados experimentais
sugerem uma notável redução da resistência à tração para
placas com grupo de chumbadores, e que o uso da armadura de
suspensão para placa instalada nas proximidades do bordo
do elemento de concreto não é muito eficiente. A
armadura de suspensão apresentou um bom rendimento quando
foi empregada em placas com grupo de chumbadores. Os
resultados teóricos obtidos através de equações
desenvolvidas para estimativa da carga de ruptura,
apresentaram, de maneira geral, uma boa aproximação quando
comparados com os resultados experimentais.
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