Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A MEMÓRIA EM FREUD
Autor: PAULA DE OLIVEIRA CARVALHO
Colaborador(es): ANA MARIA DE TOLEDO PIZA RUDGE - Orientador
Catalogação: 04/SET/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3868&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3868&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3868
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo estudar de forma sistematizada o tema da memória na obra de Sigmund Freud. A memória é uma referência central em Freud, visto que o psiquismo é um aparelho de memória. Apresenta-se inicialmente um breve histórico das concepções sobre a memória na psicologia, neurologia, neurociência e psicologia cognitiva. Na teoria freudiana, expõe-se o papel das reminiscências, nos primórdios da teoria psicanalítica e da clínica da histeria. O conceito de traço mnêmico é extensamente examinado, visto manter um lugar de destaque ao longo da construção metapsicológica freudiana e portar efetivamente a originalidade da concepção freudiana de memória. O importante papel das memórias de infância, recobertas pela amnésia infantil, é examinado juntamente com a noção de lembranças encobridoras. Aborda-se o esquecimento, como uma das formas que assume o ato falho, distinguindo este esquecimento transitório, ligado ao recalque secundário, da amnésia infantil. A articulação entre memória e temporalidade é vista através do papel da memória filogenética e da noção de Nachträglich na teoria psicanalítica. As relações da memória com a repetição, que se apresenta como uma alternativa à recordação, são discutidas, assim como os desdobramentos desta descoberta com a introdução da noção de compulsão à repetição, e a criação de um dos conceitos mais controversos da teoria freudiana: a pulsão de morte.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO, CAPÍTULOS 1-7, CONCLUSÃO PDF    
BIBLIOGRAFIA PDF