Título: | CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: SABERES PRÁTICOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |||||||
Autor: |
NATANAEL FREITAS CABRAL |
|||||||
Colaborador(es): |
GILDA DE LA ROCQUE PALIS - Orientador JOSE MOYSES ALVES - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 21/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38146&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38146 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Nessa pesquisa procurei investigar que saberes práticos um futuro professor
de Matemática desenvolveu para sua formação profissional quando participou das
atividades do Laboratório de Educação Matemática da Universidade da Amazônia
(Lema/UNAMA). Trata-se de um estudo de caso no qual identifiquei traços da
aquisição de saberes práticos desse futuro professor quando ministrava aulas para
alunos de escolas públicas, no campus da UNAMA, no contexto do
Lema/UNAMA, e, sob minha orientação. Observei as aprendizagens voltadas para
as formas de organização, de argumentação e de avaliação dos conteúdos
trabalhados durante a condução dessas aulas as quais denominei de situações
antecipadas de ensino - SAE. Todas as SAE foram registradas em vídeos que,
uma vez transcritos, serviram de base para dirigir as reflexões durante as
entrevistas subsequentes a cada aula. Em suma, os resultados mostraram quatro
aprendizagens significativas nos saberes práticos do futuro professor, são eles: o
rompimento com o discurso egocêntrico; a adoção do discurso descentradoconceitual;
a valorização do conhecimento pedagógico-disciplinar; e a autonomia
(moral e intelectual) mediada pela colaboração.
|
||||||||