Título: | UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IV CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM | |||||||
Autor: |
MARIA DE LOURDES SANTOS MELO |
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Colaborador(es): |
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador PEDRO FRANCO DE SA - Coorientador |
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Catalogação: | 20/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38118 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A questão central que norteou a investigação foi: como ocorre a prática
pedagógica de professores de matemática do IV ciclo em escolas que adotaram a
organização escolar por meio de ciclos básicos de aprendizagens? O estudo teve
como aportes teórico-metodológicos a escolaridade em ciclos e o efeito-escola, e
como locus, duas escolas da rede pública municipal de Belém do Pará. A
produção das informações envolveu, respectivamente de cada escola: um/uma
docente de matemática do IV ciclo, uma coordenadora pedagógica e os discentes
de uma turma do IV ciclo. O processo metodológico incluiu as seguintes etapas:
observação densa das aulas de matemática de duas turmas realizadas em um
semestre letivo; entrevistas com as duas coordenadoras pedagógicas e com os dois
docentes de matemática; aplicação de um formulário socioeconômico e um
simulado da Prova Brasil, certame 2007, aos discentes das duas turmas envolvidas
no estudo. Com a finalização do trabalho é possível concluir que: o professor e a
professora, apesar da acentuada diferença de idade, assim como distintos tempos e
locais de formação, apresentavam práticas pedagógicas muito similares, com
predominância da exposição oral enquanto metodologia de ensino; tanto o
professor quanto a professora, apesar de há muito tempo trabalharem em escolas
organizadas em ciclos, posicionavam-se de maneira contrária aos procedimentos
avaliativos adotados por suas escolas em relação à promoção dos alunos, por
acreditarem que a condução à promoção não estimulava maior empenho e
envolvimento da maioria dos alunos no processo de ensino aprendizagem,
permitindo que os alunos concluíssem o ciclo sem conhecimentos/habilidades
necessários para obtenção de sucesso no prosseguimento de seus estudos. Os dois
professores pesquisados eram assíduos, responsáveis pelos seus trabalhos e
preocupados com a aprendizagem de seus alunos. O resultado da avaliação
simulada a que foram submetidas as duas turmas das duas escolas apontou que,
em termos de aprendizagem cognitiva em matemática, no ano de 2009, as turmas
investigadas apresentavam resultados muito próximos, o que não nos permitiu
afirmar se a prática pedagógica do/da professor/professora era fator determinante
nos resultados exitosos dos alunos. Por fim, consideramos importante destacar a
necessidade de um número maior de pesquisas voltadas para o efeito-escola,
sobretudo trabalhos direcionados para questões inerentes ao universo da sala de
aula e a temática do ofício de ser professor.
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