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Título: O LUGAR-ESCOLA EM DISCURSO: ETNOGRAFIA, IDENTIDADE E EPISTEMOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA
Autor: BRUNO DE MATOS REIS
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 14/AGO/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34773&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34773&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34773
Resumo:
A presente tese tem por objetivo estudar a construção discursiva de um lugar-escola no contexto de uma instituição municipal de ensino localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Paralelamente, são realizadas discussões sobre os conceitos de identidade, lugar e ficção a fim de evidenciar como sua imbricação pode contribuir para avanços na pesquisa qualitativa. O trabalho de inspiração etnográfica conta com dados gerados ao longo dos anos de 2015 e 2016 com a participação de estudantes com idades entre 14 e 17 anos. A análise encontra-se dividida em três seções contemplando três tipos de dados. A primeira compreende textos de inspiração etnográfica escritos pelos alunos e analisados segundo a noção antropológica de lugar; a segunda traz fotografias etnográficas e trechos de conversas com os alunos-fotógrafos com foco em questões identitárias emergentes; por fim, narrativas ficcionais autorais ambientadas na escola são analisadas visando a evidenciar as possíveis contribuições desse tipo de produção imaginativa para a pesquisa qualitativa. Todo embasamento teórico e análise foram interdisciplinarmente construídos à luz de teorias pós-estruturalistas dos estudos da linguagem, da filosofia e da antropologia. A análise evidenciou a concretude pragmática da construção discursiva do lugar-escola e sua influência nas relações do cotidiano escolar. Além disso, esta tese, em conteúdo e forma, traz o discurso como profícua arena apaziguadora da dicotomia real (lido como verdade) e ficção (lida como farsa). As observações realizadas neste trabalho indicam que, entendida como lugar antropológico complexo, a escola ganha contornos e revela nuances caras ao trabalho em educação, tanto do ponto de vista pedagógico quanto político. Finalmente, apontam para a necessidade de um maior investimento em um real diálogo entre diferentes áreas das ciências humanas como meio para fortalecer e democratizar o conhecimento produzido nas pesquisas qualitativas.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF