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Estatística
Título: ONDE ESTOU? PARA ONDE VOU?: ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO: WAYFINDING E AEROPORTOS
Autor: LUCIA GOMES RIBEIRO
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
RESPICIO ANTONIO DO ESPIRITO SANTO JUNIOR - Coorientador
Catalogação: 03/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32541&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32541&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32541
Resumo:
A partir da compreensão da abordagem de wayfinding e do entendimento dos aspectos de um terminal de passageiros de transporte aéreo foi possível mapear os problemas existentes em três terminais de passageiros aéreos. A pesquisa de campo foi baseada em dois métodos principais: a observação e a inquirição. Dentro da abordagem de wayfinding apresentada, ficou claro que a dimensão comunicativa do ambiente constitui a base da relação entre ambiente e usuário, e da navegação espacial. A descrição do terminal de transporte de aeroportos mostrou a importância que é dada para as questões de wayfinding dentro do cenário do transporte aéreo mundial. Através dos capítulos teóricos, ficou evidente também que para alcançar a melhor eficiência nos projetos de wayfinding os sistemas informacionais devem atuar em conjunto. Além disso, o próprio ambiente construído deve interagir com o comportamento do usuário e a parte organizacional do ambiente. Isso deve ser preocupação constante dos projetistas do ambiente construído. Os resultados obtidos na pesquisa, e as análises realizadas, mostraram que os três terminais estudados possuem problemas de orientabilidade em seus sistemas informacionais. Uns enfrentam inadequações mais expressivas em suas informações arquitetônicas, outros em seus objetos, e outros nas informações adicionais, principalmente as placas de sinalização.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF