Título: | A COMPLEMENTARIDADE ENTRE PEÕES E ENTREATOS: UMA ANÁLISE DOS FILMES COMO SE ELES FOSSEM UM | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CARLA SILVEIRA DO NASCIMENTO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
ANDREA FRANCA MARTINS - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 03/JAN/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32536&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32536&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32536 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nesta dissertação, os documentários Peões e Entreatos, lançados em 2004 e dirigidos por Eduardo Coutinho e João Moreira Salles, respectivamente, servem para uma discussão acerca da complementaridade de suas propostas bem como da possibilidade de vê-los como um filme único. Com modos de representação
predominantes diferentes - o cinema-verdade e o cinema de observação -, os filmes se articulam relacionados a um eixo principal de ligação, a trajetória de um operário, um homem comum entre milhares de outros igualmente anônimos, que chega à Presidência da República. É através deste eixo cronológico, que vincula intimamente os dois filmes, que serão levados em consideração os principais teóricos do cinema documentário.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|