Título: | MASHUP E O NOVO JEITO DE CRIAR NO SÉCULO XXI | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
VITOR DE AZEVEDO LOPES |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 02/JUN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30204&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30204&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30204 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O mashup, estilo musical popularizado a partir dos primeiros anos do século XXI, ilustra como a democratização do acesso à internet e também aos softwares de download e edição de música em arquivo digital trouxe o ouvinte/usuário para o protagonismo nas novas formas de composição. Com o advento de programas como o Napster e outras redes de trocas de arquivo em MP3, o cidadão teve acesso a ferramentas diversas e reconfigurou a noção de produção musical, além de, naquele momento, instaurar outros ambientes de interação social. O mashup, um dos principais campos estéticos em que ficaram claros esses meios de criação, consiste em escolher trechos de duas ou mais músicas e recombiná-las a partir da junção delas, criando uma terceira composição. Ficam estabelecidos, assim, outros meios de apropriação e uso de
bens culturais, deslocando sentidos como autoria, originalidade, cópia e produção artística. Deste modo, as tecnologias disponíveis possibilitam o surgimento de artistas que criam com as obras de outros, recombinando criações para o surgimento de novos discursos. É a partir dos mashups que se busca enxergar uma
geração calcada em novos modos de se relacionar tanto entre si quanto com os bens culturais produzidos e divulgados pela internet.
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