Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
Autor: JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 02/JUN/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201&idi=1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30201
Resumo:
Esta pesquisa baseia-se no estudo da metáfora gramatical através da identificação de usos e funções da nominalização em textos escolares produzidos por alunos do Ensino Médio. Sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday e Hasan, 1989; Halliday e Matthiessen, 2004; Schleppegrell, 2004) e da Linguística de Corpus (Conrad, 2001; Sardinha, 2004, Oliveira e Dias, 2009), o estudo visa analisar a produção textual de discentes em três áreas do conhecimento científico - Filosofia, Biologia e Língua Portuguesa-, enfocando a metáfora gramatical, que consiste, dentre outros aspectos, na transformação de ideias mais concretas em mais abstratas, através do uso da nominalização em lugar de processos verbais (Halliday, 1994; Banks, 2003; Heyvaert, 2003). O corpus de dados foi gerado a partir da compilação de material pedagógico produzido por alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. A investigação objetivou identificar e comparar nominalizações na escrita acadêmica em três disciplinas, duas séries (primeiro e terceiro anos) e 12 turmas, a fim de caracterizar a variação entre os grupos de textos (N é igual a 132). Ferramentas computacionais, como WordSmithTools, foram utilizadas para identificar e quantificar sufixações características de nominalizações de verbais. As funções da nominalização identificadas nos textos foram associadas a efeitos discursivos da metáfora gramatical, a saber, objetificação, que compacta significados verbais e seus desdobramentos em nominalizações; elemento coesivo, que estabelece coesão textual, geralmente, através de resgates anafóricos; e metáfora gramatical sistematizada, que se refere à cristalização das nominalizações no sistema linguístico, ou seja, realizações de origem metafórica que se tornam mais óbvias e esperadas do que sua versão congruente (Halliday, 2009). A análise dos dados indica que a objetificação, ou seja, a coisificação do processo verbal, é o efeito discursivo mais frequente no corpus. O estudo da variação entre os textos mostrou que houve aumento na utilização da metáfora gramatical do início para o término do ciclo pedagógico investigado, especialmente na área de Biologia, o que sugere que os alunos produzem textos mais complexos e abstratos ao longo do seu curso. Os resultados da análise mostram também o alto índice de realizações de nominalizações no singular, o que pode indicar que o discurso acadêmico dos alunos retrata a realidade em termos mais gerais do que particularizados, tendendo a expressar uma noção de verdade absoluta, característica da linguagem da ciência (Atkinson, 2001). Esses resultados levam à observação de que os textos dos alunos de Ensino Médio analisados apresentam amadurecimento discursivo através do uso crescente da metáfora gramatical, manobra linguística cujo entendimento e desenvolvimento são esperados no período escolar enfocado na pesquisa.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF