Título: | POR UMA LITERATURA DA PLENA ATENÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DIANA DE HOLLANDA CAVALCANTI |
||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI - Orientador ROSANA KOHL BINES - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 31/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30163&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30163&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30163 | ||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||
Por uma literatura da plena atenção ergue mais uma ponte entre a sabedoria ocidental e a oriental, ao apontar como caminho para o conhecimento o budismo. A dissertação desvela o processo criativo do romance O homem dos patos, da própria autora, em dois planos. O primeiro se refere à formação de seu entendimento acerca do mundo a partir das Três Características: Anicca (Impermanência), Anatta (Não-eu) e Dukkha (Sofrimento). O segundo desenvolve como esse entendimento se conecta direta e indispensavelmente às práticas de Satipatthana (Plena atenção) e meditação Vipassana, e o que estas implicam no exercício literário. Trechos do romance se entremeiam à dissertação, que consiste em um trabalho literário à parte.
|
|||||||||||||||||||||||||||||
|