Título: | SAMBAJAZZ EM MOVIMENTO: O PERCURSO DOS MÚSICOS NO RIO DE JANEIRO, ENTRE FINS DOS ANOS 1950 E INÍCIO DOS ANOS 1960 | |||||||
Autor: |
GABRIEL MUNIZ IMPROTA FRANÇA |
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Colaborador(es): |
SONIA MARIA GIACOMINI - Orientador JOSÉ ALBERTO SALGADO E SILVA - Coorientador |
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Catalogação: | 03/MAR/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29276&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29276&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29276 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O sambajazz foi um movimento de modernização da música brasileira que se deu entre fins dos anos 1950 e início dos anos 1960. Esta pesquisa realiza uma etnografia dos músicos praticantes do sambajazz no Rio de Janeiro, com foco em questões ligadas à uma sociologia dos instrumentos musicais, bem como nas oposições entre a seção rítmica e os solistas, assim como entre as bipartições correlatas entre corpo e mente, ou mão e cabeça. É também levantada a questão do uso musical da palavra no sambajazz e na Música Popular Brasileira. Para tanto foram realizadas entrevistas com músicos que viveram o sambajazz, assim como com músicos atuais. A tese aborda também o tema da música negra, que perpassa o sambajazz na obra de criadores como Moacir Santos e Paulo Moura, assim como a construção das categorias sambajazz e bossa nova através da análise de periódicos da época. São discutidas ainda questões relativas à indústria cultural brasileira e a profissão de músico hoje, no Rio de Janeiro.
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