Título: | AÇÃO AFIRMATIVA DE CORTE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ | |||||||
Autor: |
MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - Orientador CLAUDIA MIRANDA - Coorientador |
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Catalogação: | 28/NOV/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28201&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28201&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28201 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A pesquisa trata da adoção de ações afirmativas de corte racial na
educação básica, especificamente, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues
da Silveira – CAp/UERJ. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como se
deu o processo de implementação da Legislação Estadual 6434/13 que determinou
a implantação das ações afirmativas na modalidade de cotas raciais, sociais e para
pessoas com deficiência no CAp/UERJ. O foco específico da pesquisa diz respeito
às cotas raciais no sexto ano de escolaridade do segundo segmento do ensino
fundamental. Assim, analisam-se as representações que alguns sujeitos da
comunidade escolar, técnico-administrativos, diretor e, em especial, professores e
professoras têm sobre as políticas de ação afirmativa. Pretendeu, ainda, investigar
como a escola operacionalizou essa lei no tocante ao processo de acesso e
matrícula, bem como os possíveis impactos no currículo e nas práticas
pedagógicas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez
docentes, cinco professoras pertencentes ao quadro efetivo e outros/as cinco
contratados/as; três funcionárias técnico-administrativas e o diretor do colégio. As
principais conclusões com o trabalho foram: (i) o pioneirismo da adoção de
políticas de ação afirmativa de corte racial no primeiro e segundo segmentos do
ensino fundamental; (ii) a permanência desses/as estudantes no colégio através de
medidas socioeconômicas; (iii) as questões relativas às formas de avaliação,
conteúdos selecionados e às práticas docentes que demonstraram a necessidade de
que sejam discutidos processos de formação continuada de professores/as na
perspectiva da diversidade étnico-racial e cultural que possam orientar as práticas
pedagógicas.
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