Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O ESTIGMA DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA NO ENCONTRO DE SERVIÇOS
Autor: GABRIEL ROBERTO DELLACASA LEVRINI
Colaborador(es): PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Catalogação: 11/DEZ/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22375
Resumo:
Na prestação de serviços, há evidência do estigma e de ações discriminantes que envolvam ações automáticas de preconceito. Diferentes tratamentos aos consumidores podem produzir e experiências problemáticas, com consequências e respostas imediatas nos negócios. Objetivamente, este estudo busca focar mais profundamente o estigma do ponto de vista do consumidor de baixa renda. Analisa os componentes racionais e emocionais das reações desses consumidores perante as interpretações da sociedade. Em parte, busca suprir a lacuna existente na literatura do marketing. A estigmatização de consumidores de baixa renda pode ter forte influência em suas ações e respostas durante o processo de decisão de escolha e compra de serviços. Isso implica num significativo impacto no desempenho dos negócios, ações de anticonsumo contra as marcas. Neste sentido, o encontro de serviços serve como palco para os atores estigmatizador e estigmatizado, sendo que o consumidor de baixa renda é o protagonista. O estudo foi dividido em três fases: a primeira levantou a preocupação destes consumidores com a estigmatização no encontro de serviços, através de entrevistas experimentais para alinhamento do roteiro. A segunda fase compreendeu uma pesquisa de campo, em que foram utilizadas 210 entrevistas. Para tanto, utilizouse a Técnica do Incidente Crítico. Os dados foram analisados, codificados através do software OpenLogos. Na terceira fase, realizou-se uma análise do conteúdo das narrativas dos entrevistados, chegando a mais de 1200 palavras, códigos e expressões que identificam as emoções, e mostrou-se como ocorre o perfil do estigma e as reações comportamentais. Os resultados indicaram uma predominância das emoções primárias (medo, vergonha e ofensa, etc) no momento imediato a percepção do estigma pelo consumidor de baixa renda. Posteriormente, inicia-se o processo decorrente (emoções secundárias e terciárias) e suas estratégias de respostas destes consumidores. Dessa forma, ratifico- se a influência e importância do estudo do estigma com suas respectivas implicações as situações de consumo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF