Título: | ALGORITMOS PARA OS PROBLEMAS DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador |
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Catalogação: | 06/SET/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21994 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nesta tese são propostos diversos algoritmos para resolver as versões
estática e dinâmica de roteirização de veículos com janelas de tempo. Estes
problemas têm como objetivo determinar rotas de custo mínimo para uma frota
homogênea, atendendo a demanda de um conjunto de clientes dentro de intervalos
de tempo determinados, chamados de janelas de tempos. Além disto, na versão
dinâmica no problema, novos clientes podem ser atendidos durante a execução
das rotas pelos veículos. Para a versão estática do problema propôs-se um
algoritmo híbrido utilizando otimização por colônias de formigas e o método de
descida em vizinhança variável aleatória. Os resultados computacionais mostram
que o algoritmo foi capaz de encontrar soluções muito boas ou mesmo as
melhores soluções conhecidas de instâncias usadas como benchmarking na
literatura. Para a versão dinâmica do problema foram propostos seis algoritmos,
baseados em métodos de inserção, de otimização por colônia de formigas e das
versões sequencial e aleatória do método de busca em vizinhança variável. Os
resultados computacionais mostram que a maior parte dos algoritmos propostos é
competitiva com os algoritmos propostos na literatura, pois produzem soluções de
boa qualidade e com esforço computacional reduzido.
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