Título: | ANIMAÇÂO DE FRATURA DE OBJETOS BASEADA EM AGRUPAMENTOS DE VÉRTICES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
YGOR HECHT SPERANZA |
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Colaborador(es): |
WALDEMAR CELES FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 31/JAN/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21082&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21082&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21082 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Neste trabalho, estendemos o método de simulaão de objetos deformáveis de Muller et al. (2005) para simular fraturas. Em Muller et al.,
os vértices da superfície do objeto são tratados como partículas, sujeitas a
forças externas ao objeto e a uma forçainterna de restituição, que tenta
restaurar a forma do objeto através de uma técnica de casamento de forma.
Esse método permite-nos simular efeitos como alongamento e flexão de
forma estável e, por ser geometricamente motivado, é ideal para situações que não exijam realismo físico, como a área de animação e jogos. Muller et
al. propõem uma forma de simulação composta, onde objetos deformáveis
podem funcionar como uma composição de agrupamentos de vértices de
sua superfície: esses agrupamentos agem como objetos deformáveis em si.
Nossas contribuições concentram-se na variação deste modelo. Propomos
utilizar o método de Attene et al. (2006) de segmentação hierárquica de
superfícies para determinar de forma automática agrupamentos que sejam
partes naturais do objeto. Criamos também uma técnica para determinar
de forma suave a influência dos agrupamentos em cada vértice, levando em
consideração aspectos globais e locais do objeto. Por fim, estabelecemos o
algoritmo para a detecção de fraturas entre os agrupamentos e a execução da ruptura correspondente. Utilizamos um conjunto de objetos para provar
que nosso método é capaz de simular fraturas naturalmente, podendo ser
usado tanto em sistemas os quais exijam resultado mais simples, contudo
em tempo real, quanto em sistemas que necessitam de fraturas apresentando
maior riqueza de detalhes.
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