Título: | MODELO DE NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS DA PETROBRAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FABIO DE MATOS DOMINGUES |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 22/NOV/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Em 2009, frente a mudanças no cenário internacional e aos impactos
gerados pela descoberta do pré-sal brasileiro no ano anterior, um novo
posicionamento estratégico foi desenhado para a Área de Negócio Internacional
da PETROBRAS. Esse novo posicionamento está fundamentado nos conceitos
de rentabilidade, integração e complementaridade com as atividades nacionais da
Companhia. Nesse sentido, para garantir um maior alinhamento estratégico e
uma maior integração e complementaridade em suas atividades, a Área de
Negócio Internacional passou a desenvolver Modelos de Negócios para cada um
de seus eixos de atuação. Os Modelos de Negócios são uma ferramenta que tem
como objetivo auxiliar no planejamento da Empresa, descrevendo a sua forma de
atuação pela definição/identificação de seus clientes, do valor que lhes é
entregue, da forma como esse valor é entregue e da quantificação dos custos e
benefícios esperados. O objetivo da presente dissertação é apresentar como esses
Modelos de Negócio estão sendo implementados e verificar se essa ferramenta
permite a análise das estratégias da Companhia. Para tanto, está sendo utilizada
como metodologia a pesquisa-ação, em que o autor é parte do projeto, envolvido
na sua realização e buscando gerar conhecimento sobre esse processo.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|