Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AFETO E SENSORIALIDADE NO PENSAMENTO DE B. ESPINOSA, S. FREUD E D. W. WINNICOTT
Autor: MARIANA RIBEIRO MARQUES
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 13/NOV/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20706&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20706&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20706
Resumo:
Este trabalho se propõe a realizar uma cartografia dos elementos indicadores de uma teoria dos afetos nas obras de B. Espinosa, S. Freud e D. W. Winnicott no âmbito dos processos de subjetivação que descrevem. As relações entre corpo e mente, afeto e representação, assim como a participação da sensorialidade nos processos de constituição subjetiva são alguns dos temas recorrentes em cada um dos autores tratados. Partimos da filosofia prática de Espinosa, em que os afetos são a mola propulsora para o conhecimento e para a expansão de potência. Em seguida, expomos o pensamento de Freud, que tem como base o estudo do conceito de pulsão e o entendimento do afeto como um representante psíquico desta. Por fim, passamos ao estudo da teoria de Winnicott, na qual a experiência sensível é imprescindível aos processos de desenvolvimento emocional. Percorremos as linhas gerais do pensamento desses autores sobre o tema dos afetos e da sensorialidade com o intuito de pensar uma clínica psicanalítica conectada à experiência sensível. Traçamos algumas interlocuções possíveis, assim como apontamos algumas diferenças entre os autores, considerando os diferentes contextos teóricos do qual fazem parte.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF