Título: | OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS JOVENS ORIUNDOS DO PROJOVEM URBANO | |||||||
Autor: |
DENISE SILVA DE BARROS |
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Colaborador(es): |
MYRTES DE AGUIAR MACEDO - Orientador |
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Catalogação: | 08/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19252&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19252&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19252 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo teve como objetivo analisar os significados da educação
profissional para a trajetória profissional dos jovens oriundos do Programa
Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) na cidade do Rio de Janeiro.
Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, com jovens
moradores dos bairros de Costa Barros e Rocinha, que cursaram o Programa entre
os anos de 2005 e 2010. No trabalho de campo realizamos entrevistas semiestruturadas
com 9 jovens, nas quais buscamos ouvi-los a respeito do período que
cursaram o ProJovem Urbano, principalmente no que tange ao seu processo de
qualificação profissional. A análise do material obtido possibilitou perceber que o
Programa se apresenta, para os nossos entrevistados, como uma possibilidade de
conclusão do ensino básico (ensino fundamental). Porém, no que diz respeito à
qualificação profissional oferecida o mesmo parece evidenciar um descompasso
entre aquilo que é proposto e o que é posto em prática. Mesmo tendo um cunho de
iniciação profissional, o que os jovens nos relatam são variados problemas que
precarizam o andamento das aulas de qualificação, comprometendo a qualificação
profissional pretendida.
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