Título: | FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM? | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 24/JAN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19047 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as
formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos
significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia
mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de
modernização decorrente das conquistas proporcionadas pelas descobertas
técnicas e científicas do final do século XVIII, e as fotografias de Paris feitas por
Eugène Atget são as escolhidas para analisar a relação entre a imagem mecânica
e cidade moderna. O outro momento analisado na dissertação corresponde à
disseminação do uso da fotografia digital que ocorre a partir do final da década
de 1980, e cuja reflexão é apoiada no ensaio Babel tales, do fotógrafo Peter
Funch.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|