Título: | JOVENS, GESTORES E ESCOLAS FORA DE LUGAR?: GEOGRAFIAS DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - Orientador |
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Catalogação: | 09/JAN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente pesquisa objetivou estudar o ensino médio (EM) em duas áreas
do município do Rio de Janeiro através da relação de jovens e gestores de escolas
frente às questões das oportunidades educacionais do ensino médio. A pesquisa
parte do conceito de Geografia de Oportunidades (Galster e Killen, 1995) para
investigar os aspectos objetivos (oferta de recursos educacionais) e subjetivos
(valores, expectativas e aspirações) das oportunidades educacionais. Inicialmente
a geografia objetiva das escolas de EM da cidade do Rio de Janeiro foi analisada
com bases nos dados do Censo Escolar 2005, e foram identificadas duas regiões
próximas às favelas caracterizadas simultaneamente por desigualdades entre
oferta e demanda e pela proximidade com importantes centros comerciais. Neste
sentido, foi selecionado um conjunto de escolas para ser realizado o trabalho de
campo. A metodologia envolveu visitas às escolas, observações, entrevistas
informais e semiestruturadas e aplicação de questionários. Os resultados indicam
que a geografia objetiva das oportunidades não pode ser tomada como inerte, pois
sobre ela incidem forças do campo como determinações políticas e sociais capazes
de criar novas dinâmicas que também interferem na (r)elaboração da geografia
subjetiva das oportunidades entre os indivíduos.
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