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Título: TANTO EU QUANTO O OUTRO: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE JOVENS MULHERES DE CLASSE ALTA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO
Autor: ANA CAROLINA BARRETO BALTHAZAR
Colaborador(es): EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador
Catalogação: 29/SET/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18379
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo entender a dinâmica de consumo de um grupo de jovens meninas de classe alta da Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica buscou-se construir a rede de valores do grupo para assim dar sentido às práticas das informantes. O consumo é aqui interpretado como forma de comunicação social e analisado a partir de uma perspectiva informacional. Nesse sentido, observou-se que aquilo que, a partir dos estudos antropológicos de Roberto DaMatta, se convencionou chamar de dilema brasileiro também se processa no fenômeno do consumo. Isto é, assim como deveríamos enxergar na cultura brasileira a convivência de valores relacionais com uma ideologia moderna e individualista, na dinâmica de consumo do grupo também vemos duas dimensões: uma coletiva, que busca através do consumo reforçar os laços afetivos; e outra mais individualizada, onde o fenômeno tem como objetivo a construção de representações de identidade singulares. Enquanto numa dinâmica são os valores tradicionais e as redes de afeto que imperam, na outra o indivíduo é entregue aos seus próprios devaneios sobre o mundo e sobre si mesmo. O consumo do grupo brasileiro estudado se caracteriza então não por uma ou outra noção, mas pela mistura, pela relação entre valores modernos e tradicionais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF