Título: | TANTO EU QUANTO O OUTRO: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE JOVENS MULHERES DE CLASSE ALTA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
ANA CAROLINA BARRETO BALTHAZAR |
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Colaborador(es): |
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 29/SET/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18379 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo tem como objetivo entender a dinâmica de consumo de um
grupo de jovens meninas de classe alta da Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir de
uma pesquisa de inspiração etnográfica buscou-se construir a rede de valores do
grupo para assim dar sentido às práticas das informantes. O consumo é aqui
interpretado como forma de comunicação social e analisado a partir de uma
perspectiva informacional. Nesse sentido, observou-se que aquilo que, a partir dos
estudos antropológicos de Roberto DaMatta, se convencionou chamar de dilema
brasileiro também se processa no fenômeno do consumo. Isto é, assim como
deveríamos enxergar na cultura brasileira a convivência de valores relacionais com
uma ideologia moderna e individualista, na dinâmica de consumo do grupo também
vemos duas dimensões: uma coletiva, que busca através do consumo reforçar os laços
afetivos; e outra mais individualizada, onde o fenômeno tem como objetivo a
construção de representações de identidade singulares. Enquanto numa dinâmica são
os valores tradicionais e as redes de afeto que imperam, na outra o indivíduo é
entregue aos seus próprios devaneios sobre o mundo e sobre si mesmo. O consumo
do grupo brasileiro estudado se caracteriza então não por uma ou outra noção, mas
pela mistura, pela relação entre valores modernos e tradicionais.
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