Título: | A ÉTICA CRISTÃ COMUNICACIONAL E OS DESAFIOS DA CULTURA DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS PARA A VALORIZAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE E DA COMUNIDADE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JAIR ARI SCARIOT |
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Colaborador(es): |
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador |
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Catalogação: | 04/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17039&idi=1 [it] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17039&idi=7 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17039 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente tese busca demonstrar e acentuar que a cultura da comunicação constitui um paradoxo que desafia a construção da vida eclesial e social. Analisa que a nova ambiência exige uma renovação através da ética cristã que possibilite a valorização da individualidade e da comunidade, superando a ideologia econômica que direciona, através da mídia, para o individualismo e para a massificação, especialmente no âmbito da família, da educação e da religião. Como estas instituições formam a base da consciência que estrutura a vida pessoal e coletiva, este trabalho pretende demonstrar a necessidade da ética cristã comunicacional para a Igreja superar a sua monocultura e estar aberta ao diálogo com a cultura da comunicação, tornando-se, assim, comunicativa, inculturada e solidária com os mais necessitados. Concretiza a fidelidade a Jesus Cristo, perfeito comunicador, na nova dinâmica da comunicação atual. Ressalta que a ética cristã comunicacional fundamentada no amor Trinitário é vital para a Igreja resgatar a condição de agente comunicativo na experiência pessoal e comunitária comunional.
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