Título: | LETRAMENTO FUNCIONAL FRENTE À ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS | |||||||
Autor: |
GUILHERME FRANCA DOS SANTOS PAIVA |
|||||||
Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 09/NOV/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16516&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16516&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16516 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de entendimento dos
consumidores aplicado à rotulagem nutricional de alimentos industrializados. Ele
suporta a idéia de que cada consumidor funciona de maneira distinta frente ao
contexto de análise dos rótulos nutricionais. Através de uma pesquisa empírica
que utiliza a metodologia de um sistema de avaliação de letramento funcional,
traça-se o perfil dos consumidores e mensura-se a pontuação dos entrevistados
frente ao conhecimento de aspectos da rotulagem nutricional aplicada pela
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os resultados mostram evidências de
que existem consumidores desconhecedores de elementos nutricionais básicos,
outros incapazes de desenvolver tarefas simples de análise de rótulos. Níveis
diferentes de entendimento frente as variáveis sexo, renda, escolaridade, idade,
leitura de rótulos, exercícios, prática de refeições fora de casa e compra de
alimentos para a família revelam realidades heterogêneas de escolhas alimentares,
trazendo subsídios importantes para a área de comportamento do consumidor e de
políticas públicas.
|
||||||||