Título: | PASSADO PRESENTE – LENDO PEDRO NAVA NO SÉCULO XXI | ||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CATIANE DE ARAUJO PIMENTEL |
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Colaborador(es): |
MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador |
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Catalogação: | 05/OUT/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431 | ||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||
O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente
contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas
formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich
Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso,
serviu como ponto de partida para a análise da construção da escrita naviana, que
se concentrou, em particular, no 2º volume das memórias, Balão Cativo, onde,
tratando-se da passagem da infância à adolescência, enfatiza-se a formação do
memorialista como leitor contumaz. Determinou-se enfocar o texto pelo prisma da
leitura de jovens e adolescentes de hoje, destacando seus hábitos característicos.
Esse perfil de leitor foi confrontado com as peculiaridades que identificam a
autora da dissertação como leitora também jovem. As múltiplas vozes que
interpenetram o caminho de leitura da mesma foram responsáveis pela escolha do
objeto de pesquisa. Por sua potência de produzir presença, a escrita de Nava
incentiva o abandono da leitura passiva, pois possibilita uma participação
perceptivo-intelectual na narrativa, permitindo aproximar as experiências de
leitura, peculiares à autora, das práticas interativas de seus contemporâneos. Por
essa vertente, o estudo crítico das estratégias concretizadoras empregadas na
construção textual de Nava constitui o cerne do trabalho.
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