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Título: PASSADO PRESENTE – LENDO PEDRO NAVA NO SÉCULO XXI
Autor: CATIANE DE ARAUJO PIMENTEL
Colaborador(es): MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador
Catalogação: 05/OUT/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431
Resumo:
O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso, serviu como ponto de partida para a análise da construção da escrita naviana, que se concentrou, em particular, no 2º volume das memórias, Balão Cativo, onde, tratando-se da passagem da infância à adolescência, enfatiza-se a formação do memorialista como leitor contumaz. Determinou-se enfocar o texto pelo prisma da leitura de jovens e adolescentes de hoje, destacando seus hábitos característicos. Esse perfil de leitor foi confrontado com as peculiaridades que identificam a autora da dissertação como leitora também jovem. As múltiplas vozes que interpenetram o caminho de leitura da mesma foram responsáveis pela escolha do objeto de pesquisa. Por sua potência de produzir presença, a escrita de Nava incentiva o abandono da leitura passiva, pois possibilita uma participação perceptivo-intelectual na narrativa, permitindo aproximar as experiências de leitura, peculiares à autora, das práticas interativas de seus contemporâneos. Por essa vertente, o estudo crítico das estratégias concretizadoras empregadas na construção textual de Nava constitui o cerne do trabalho.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF