Título: | A SUPERVISÃO E O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UM ESTUDO JUNTO AOS SUPERVISORES DE CAMPO DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO | |||||||
Autor: |
MARCIO DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
SUELI BULHOES DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 23/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15818&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15818&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15818 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo tem como objetivo conhecer como vem se realizando a
supervisão de campo na visão dos supervisores que colaboram na formação
profissional dos alunos do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Para tal,
procedeu-se a um estudo quanti-qualitativo que incluiu o mapeamento dos campos
de estágio e respectivos supervisores, a aplicação de questionário por e-mail ou
pessoalmente a todos os assistentes sociais que compunham o quadro de
supervisores do Departamento no período de 2008.2, uma entrevista semiestruturada
com 08 supervisores de campo e com a professora responsável pela
Coordenação de Estágio do Departamento. As entrevistas foram gravadas com a
permissão dos entrevistados, transcritas e analisadas à luz das categorias centrais
do estudo: formação profissional, estágio e supervisão. Os achados apontam para
a necessidade da preparação formativa para o exercício da supervisão de estágio,
visto que ainda hoje, são muitas as inquietações e dificuldades que permeiam essa
atividade, indicando assim, torná-la prioridade na formação profissional do
assistente social, a partir da interlocução entre todos os sujeitos envolvidos nesse
processo, bem como para a necessidade de maior aproximação entre a unidade de
ensino, as instituições campo de estágio e os supervisores.
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