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Título: DESIGN DA NAVEGAÇÃO EM SITES INFANTIS EDUCACIONAIS: OS EFEITOS NO DESEMPENHO DAS TAREFAS
Autor: ALESSANDRA CARUSI MACHADO BEZERRA
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 23/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15813&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15813&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15813
Resumo:
O acesso à tecnologia computacional vem ocorrendo em ambientes residenciais e escolares com objetivos não só lúdicos, mas também educacionais. Uma parcela desse processo tem sido a utilização de sites infantis educacionais por crianças em suas residências e nas escolas. Contudo, em muitas ocasiões, os usuários ficam desorientados na navegação do sistema devido a problemas de incompreensão dos elementos gráficos que sinalizam a navegação: as áreas clicáveis. Tais dificuldades podem comprometer o alcance dos objetivos pedagógicos. Dessa forma, percebe-se a importância de conhecer aspectos dos modelos mentais de usuários infantis, entendendo os processos cognitivos perante as interfaces de um site educacional e as ações geradas, ou seja, o comportamento externo do usuário durante a navegação. Esta pesquisa apresenta um trabalho de campo, no qual foram coletados dados quantitativos e qualitativos relacionados à estruturação do modelo mental do usuário durante a navegação. Realizou-se um estudo de caso no site Kiagito, parte do portal EduKbr. Posteriormente, foram comparados os modelos dos usuários aos modelos de usabilidade do sistema abordado. A pesquisa dividiu-se em duas fases: exploratória e participativa. A fase exploratória foi composta por três partes: 1) direcionada a especialistas em educação, por meio de entrevistas sobre o uso de sistemas de hipermídia na escola; 2) direcionada a professores, por meio da aplicação do método Pedactice; 3) direcionada a designers, por meio da aplicação do método Ticese. Na fase participativa, foi utilizado o método Co-descoberta com um grupo de crianças, conforme seu entendimento e seu comportamento na navegação de determinadas áreas do site Kiagito. Os dados da pesquisa levam à conclusão: reitera o valor dos processos cognitivos decorrentes do design das interfaces de sites infantis educacionais, tendo como pano de fundo o entrelace do design, da ergonomia e da interação humano-computador com a educação. Considera-se que todos esses fatores possuem uma relevância crucial para o êxito entre a tecnologia computacional e a educação.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
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