Título: | A INFLUÊNCIA DO USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM BASES EM ESTUDOS ERGONÔMICOS | |||||||
Autor: |
CLAUDIA BORGES E SOUZA PARAIZO |
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Colaborador(es): |
ANAMARIA DE MORAES - Orientador |
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Catalogação: | 21/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15787&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15787 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A dissertação abordou a influência do uso de computadores na escola no
desenvolvimento da criança com base em estudos ergonômicos. A pesquisa visou
documentar a importância do Projeto Ergonômico nas escolas, identificar causas
possíveis para o aparecimento precoce de tais constrangimentos e verificar a relação
entre essas causas e o sedentarismo infantil, tentando valorizar a ação ergonômica
preventiva no ambiente escolar, por considerar este fato um problema de âmbito
educacional, social e público. A unidade de observação foram 186 crianças de 08 a
12 anos de idade, de ambos os sexos de uma Escola particular do Rio de Janeiro.
Para alcançar os objetivos da pesquisa foi realizado um estudo teórico e evolutivo
sobre o mobiliário escolar e coletado dados através de questionários, avaliação
postural computadorizada, RULA e avaliação observacional da sala de informática.
Concluímos com a pesquisa que, apesar das crianças terem apresentado
constrangimentos posturais nas avaliações e o mobiliário escolar necessitar de uma
ação ergonômica importante, o tempo que as crianças usam o computador na escola é
pequeno se comparado com o tempo do uso domiciliar e, portanto insuficiente para
ser a causa principal dos comprometimentos quantificados, sendo importante o
estudo do uso do computador domiciliar como desdobramento e continuidade desta
pesquisa.
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