Título: | DE CRIANÇAS A ALUNOS: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA PASSAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |||||||
Autor: |
FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 02/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15716&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15716&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15716 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A temática desta tese trata da passagem das crianças da Educação Infantil
para o Ensino Fundamental e da ação da cultura escolar sobre as culturas infantis,
transformando os agentes sociais crianças em agentes sociais alunos. A pesquisa
foi numa unidade da rede municipal do Município de Três Rios, Rio de Janeiro.
Os fundamentos teórico-metodológicos foram tecidos através de diálogos com os
conceitos elaborados especialmente por Bakhtin, Vigotski, Foucault, Certeau e
Sacristán. Cada um desses autores contribuiu de maneira específica para a análise
das questões levantadas. Os conceitos operaram em três planos: de um lado
tivemos a concepção de linguagem de Bakhtin, principal categoria de análise dos
dados do campo e Vigotski fornecendo subsídios para um pensamento dialético
em torno das culturas infantil e escolar tomadas como textos. Em outro plano,
consideramos Foucault e Certeau na análise das estratégias de poder e das táticas
de resistência encontradas nas práticas observadas e suas influências na
subjetivação dos sujeitos. Por fim, a sociologia da infância e o conceito de cultura
escolar permitiram explicitar elementos do campo colocando-os num contexto.
Para abordar as transições e as rupturas percebidas nesse processo, as
contribuições principais foram definidas a partir de Moss e Corsaro e Molinari.
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