Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O TRABALHO EM SUA RELAÇÃO COM A TÉCNICA E A (RE)ORGANIZAÇÃO ESPACIAL NA CADEIA CARNE/GRÃOS DA BR-163, MT
Autor: NIVEA MUNIZ VIEIRA
Colaborador(es): REGINA CELIA DE MATTOS - Orientador
JULIA ADAO BERNARDES - Coorientador
Catalogação: 19/ABR/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15497&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15497&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15497
Resumo:
Recentemente, municípios do eixo da BR-163 mato-grossense têm sido alvo de profundas transformações em virtude da chegada de vultosos investimentos na área concentrada da agricultura moderna, destacando-se aqueles que têm sediado a cadeia carne/grãos, a saber, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, principalmente com a chegada da Sadia e da Perdigão. Com um modelo técnicoprodutivo embasado no tripé técnica, ciência e informação, anuncia-se a implantação da maior cadeia carne/grãos da América Latina. Empresas de grande porte, como a Sadia em Lucas do Rio Verde, vêm sendo atraídas pelas possibilidades de novas escalas de produção e aproximação das matérias-primas, tendo em vista a magnitude da produção de grãos na região. Para os produtores, a implantação da cadeia carne/grãos na área de concentração da agricultura moderna na BR-163 mato-grossense é apresentada como saída para a crise do modelo técnico-produtivo assentado na monocultura da soja. Neste trabalho procurou-se analisar as especificidades da cadeia carne/grãos no segmento avícola em termos de novas exigências no âmbito do trabalho formal, especialmente no que tange ao número de trabalhadores, à qualificação e à renda na produção de grãos e na criação de aves. Tais mudanças foram articuladas ao nível técnico implementado em um contexto em que se instituíram novas relações de trabalho, resultando em (re)organizações espaciais decorrentes de processos geradores de novos sistemas de ação sobre novos fixos, implicando na criação de fluxos.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF