Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONJECTURAS PARA UMA RETÓRICA DO DESIGN [GRÁFICO]
Autor: LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
Colaborador(es): VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
Catalogação: 12/AGO/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=2
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=3
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13975
Resumo:
O Design evidencia-se como uma atividade projetual de elementos voltados à reprodução. As modalidades produtivas dessa atividade são consolidadas, sobretudo, pela manipulação de imagens. A concretização perceptível e decifrável dessas imagens pressupõe a efetivação de uma semiose que, ao possibilitar significações, cria enunciações. Ao visar a adesão de um público/auditório, essas enunciações entrelaçam-se em um sistema retórico que, fundamentado nos cânones da Retórica Aristotélica, centra-se num etos, num patos e num logos, como formas de argumentações persuasivas. Revela-se, então, uma intrigante, ou pelo menos sedutora, relação entre a Retórica e a Imagem. Ao confrontar a ideia dessa relação com os atributos engendrados pelos produtos do Design, vislumbra-se a manifestação de uma Retórica do Design. Baseando-se no Tratado da argumentação, de Chaïm Perelman, em que à Retórica é credenciada sua renovação, esta Tese faz uma abordagem reflexiva sobre a contribuição da Retórica para uma Teoria do Design. Como a atuação do Design abarca um vasto campo exploratório, selecionou-se uma modalidade específica para o estudo, o Design Gráfico. Pressupôs-se a existência de uma Retórica inerente à natureza do Design Gráfico. Foram tomados, como caso exemplar, projetos gráficos de capas das principais revistas noticiosas brasileiras. Como resultado, chegou-se a um conjunto de pressupostos teóricos balizadores para uma Retórica do Design Gráfico e ao reconhecimento da pertinência da imbricação entre Design Gráfico e Retórica na construção e delineamento de uma Teoria do Design. Por fim, foi cogitada a possibilidade de evidenciar propósitos ideológicos em projetos gráficos, por meio de análise retórica.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
CAPÍTUTO 9 PDF    
CAPÍTULO 10 PDF    
CAPÍTULO 11 PDF    
CAPÍTULO 12 PDF    
CAPÍTULO 13 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF