Título: | MARKETING VERDE E O CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO SOBRE O APELO ECOLÓGICO DE DOIS PRODUTOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA BESKOW BAISCH |
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Colaborador(es): |
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 24/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13924&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13924&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13924 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo comparativo
das atitudes e comportamentos de grupos distintos de consumidores vis-à-vis ao
que se denomina Marketing Verde ou Consumo Consciente. Ou seja, busca-se
identificar o perfil atitudinal e comportamental de grupos de consumidores em
relação a produtos com apelos ecológicos. Os produtos pesquisados foram: creme
hidratante com extratos naturais, destinado ao público feminino e pneus reciclados
ou remodelados, destinados ao público masculino. O trabalho está dividido em
cinco capítulos: o primeiro concentra-se na contextualização do tema e nas
tendências; o segundo apresenta uma revisão bibliográfica acerca do Marketing
Verde; o terceiro aborda o comportamento do consumidor; o quarto descreve a
pesquisa realizada, suas etapas e os resultados obtidos e o quinto apresenta as
conclusões e sugestões para pesquisas futuras. Nesses dois experimentos
realizados os resultados apontam um maior valor atribuído à característica
ecológica do creme hidratante, por parte do público feminino, e uma forte rejeição
à característica ecológica contida nos pneus, por parte do público masculino. Na
conclusão é feita uma reflexão acerca dos resultados que conduzem à proposta
inicial relativa ao comportamento de diferentes grupos de consumidores frente a
esses produtos com apelos ecológicos.
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