Título: | CARVANAS DA IDENTIDADE: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES FEITAS PELA CARAVANA JN - POR DENTRO DA MAIOR REPORTAGEM DO BRASIL E PERTO DOS BRASILEIROS | |||||||
Autor: |
MARIA PAULA SCHMDIT CARVALHO |
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Colaborador(es): |
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - Orientador |
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Catalogação: | 22/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13911&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13911&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13911 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa pertence ao campo das relações entre a cultura de massa e
identidade nacional e propõe uma análise de recepção das reportagens produzidas
pela Caravana do Jornal Nacional, um projeto de telejornalismo executado pela
Rede Globo, às vésperas das eleições presidenciais de 2006. Ao percorrer o Brasil
de Sul a Norte, a Caravana JN foi ao encontro dos cidadãos que vivem em regiões
afastadas dos grandes centros, com o objetivo de levantar os desejos dos
brasileiros. Nosso desafio foi reencontrar as pessoas entrevistadas pela equipe de
jornalistas, na época, e questioná-las sobre essa experiência de participar de um
projeto de telejornalismo e de vivenciar um contato com os profissionais do meio.
Vamos avaliar como esses grupos entenderam as representações feitas nas
reportagens da Caravana JN, realizadas nas comunidades visitadas, investigar
como foi o encontro dos profissionais do JN com o seu próprio público, de que
forma as comunidades decodificaram a passagem da Caravana e que tipo de
interações sociais o projeto foi capaz de promover. O trabalho de campo foi
realizado em duas cidades da região Sul e uma do Sudeste do Brasil. Nossas
análises se voltam para as rotinas produtivas do telejornalismo e ao que a
Caravana JN significou, em termos de inovação, dentro da trajetória de um
produto da comunicação de massa, líder de audiência há quase quatro décadas.
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