Título: | DOCUMENTÁRIO ANIMADO: EXPERIMENTAÇÃO, TECNOLOGIA E DESIGN | |||||||
Autor: |
INDIA MARA MARTINS |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 09/JUN/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765&idi=2 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13765 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo desta tese é refletir sobre o documentário animado. Um produto
audiovisual que mistura documentário e animação e está redefinindo o papel do design
na produção das novas mídias. Mostramos também que o documentário animado
reacende uma série de debates e reflexões relativas à teoria do documentário e da
animação em relação às concepções de realismo. A nossa principal premissa é que o
documentário sempre se apropriou da tecnologia de forma a favorecer a experimentação
e, o documentário animado, em 3D, é a sua forma de se apropriar das tecnologias
digitais. Para comprovar esta hipótese mostramos como a experimentação da tecnologia
se deu no documentário em diferentes épocas, mais precisamente nos períodos do
primeiro cinema, das vanguardas e da escola britânica – de 1900 a 1930, os anos de
1960, e os anos de 1990 (novas mídias). O que nos interessa é investigar esta relação
entre os meios de produção utilizados na realização do documentário – quer tenham esta
denominação ou não – e os modos de representação e estilos resultantes da tecnologia
de cada época, que pretendemos delinear brevemente. O Design está presente nos dois
aspectos: nos meios de produção, por sua tradição ligada ao desenvolvimento de
tecnologias e instrumentos para viabilizar a produção, e nos modos de representação,
porque as referências estéticas da animação são oriundas das artes gráficas (quadrinhos,
ilustrações, etc). Isto também explica, em parte, a ausência da animação na teoria do
cinema, aspecto que questionamos, mostrando como a animação está contemplada na
teoria Deleuziana. Para concluir, fazemos um estudo de caso de um documentário
animado emblemático, por sua abordagem da tecnologia 3D. Ryan (2004), de Chris
Landreth, resume o potencial do documentário animado enquanto experimentação da
tecnologia, intensidade narrativa e estética não figurativa, em singular referência ao
pintor Francis Bacon.
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