Título: | INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE CLIENTE E PRODUTORES SOB CONTRATO: ESTUDO DE CASO | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARCELO LETA VIEIRA |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 17/ABR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13390 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Não há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a
integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual
das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados
globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais
ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível
observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de
TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e
SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma
como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte
e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas
decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por
exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além
disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos
níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao
cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para
a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que
podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a
um nível seguro.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
|