Título: | RESINAS COMPOSTAS: UM ESTUDO EMPÍRICO DAS CARACTERÍSTICAS QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA DOS CLIENTES | |||||||
Autor: |
JULIANA ESTELLITA LINS CAVALCANTI |
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Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 25/MAR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13194&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13194&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13194 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Entender o comportamento do consumidor é essencial para
qualquer empresa que queira ter sucesso, já que, segundo Kotler
(1994), existe uma relação direta entre satisfação do consumidor, qualidade do produto
e serviço e rentabilidade da empresa. No mercado odontológico não é
diferente. Entender como se processa o comportamento de compra dos dentistas e
quais os fatores por eles considerados prioritários são pontos importantes para
as empresas oferecerem produtos e serviços adequados às suas necessidades.
Entretanto, as fontes secundárias de pesquisa na indústria são escassas. Os dados
são muito superficiais e estão pulverizados por sites do governo e de órgãos
reguladores, e nem todas as informações estão atualizadas. O objetivo deste trabalho é
identificar quais características de uma resina são relevantes para a decisão
de compra de um dentista. As informações geradas por esta pesquisa são de
grande importância para a tomada de decisão das empresas deste segmento. Para
entender como os dentistas desenvolvem suas preferências e apontar quais os
atributos mais importantes de uma resina, foi aplicada a teoria da análise
conjunta. Os atributos e níveis a serem avaliados foram levantados por meio de
grupos de foco. E com a ajuda de um software estatístico, foi escolhido o conjunto
de estímulos que seriam julgados pelos dentistas na pesquisa de campo. Esta etapa
da pesquisa foi realizada com base em questionários entregues aos dentistas
pessoalmente ou via correio eletrônico. Como existia a suspeita de que as
necessidades dos profissionais que atendem a convênios ou clínicas populares
seria diferente das necessidades dos dentistas que atendem pacientes
particulares, os formulários foram identificados. Com base nas respostas, foram
analisadas de forma separadas as importâncias relativas dos atributos e utilidades dos
níveis propostos. Os resultados da pesquisa mostraram que dentistas que atendem
a convênios e clínicas particulares são mais sensíveis a preço e que
dentistas que atendem pacientes particulares buscam produtos com maiores recursos
estísticos.
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