Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A EXPERIÊNCIA TELEVISIVA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO DE CRIANÇAS COM O CINEMA
Autor: WINSTON DE CARVALHO VIEIRA DO SACRAMENTO
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 03/NOV/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12440&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12440&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12440
Resumo:
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar, descrever e analisar prováveis atravessamentos e mediações que a experiência televisa estabelece na relação de crianças com produções cinematográficas exibidas em tela grande. O estudo foi realizado com um grupo de aproximadamente trinta crianças, com idades variando entre 08 e 13 anos que desconheciam a experiência de expectador cinematográfico numa sala de projeção. Trata- se de um recorte produzido no âmbito da segunda fase da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia - GRUPEM, intitulada: Crianças, televisão e valores morais. Este estudo, de caráter exploratório, baseia-se em observações de campo, oficinas e entrevistas, individuais e coletivas, cujos registros - diário de campo, audiogravações e videogravações - foram submetidos a uma análise também qualitativa. Do ponto de vista teórico, identifica a Teoria das Mediações, norteadora dos estudos de recepção desenvolvidos atualmente na América Latina, como uma possibilidade relevante de análise e compreensão do problema, uma vez que tais estudos relativizam as funções, qualificações e possibilidades do emissor, percebem o receptor como sujeito ativo na relação com os meios e analisam fatores que interferem nesse processo. Os resultados indicam que as mediações televisivas alteraram a textura das experiências cinematográficas vivenciadas por estas crianças durante o estudo realizado. Nesse processo, em que o ato de espectatura apresentou-se fortemente marcado pelas mediações televisivas, a definição de padrões de gosto, de interesse pelo que foi exibido, além da seleção do que é visto aproximou significativamente os modos de ver cinema aos modos de ver TV.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF