Título: | O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SIMONE ALBERTINO DA SILVA |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
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Catalogação: | 16/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na
Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma
os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no
recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam,
através de suas características gráficas, marcas do momento
histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças
selecionadas são analisadas principalmente a partir da
perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a
singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra
apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do
espectador com essa peça de comunicação, permanentemente
ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais
e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento
desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto
sociocultural e político da época, assim como uma reflexão
que, partindo da observação empírica do objeto de estudo,
das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada
gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de
produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos
cartazes de cinema para a história social e para o
desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura
identificar algumas formas de influência do ambiente
histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que
poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça
gráfica capaz de ir além da comunicação comercial.
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