Título: | ESPAÇOS ESCOLARES E HABILIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
ROBERTA ARAUJO TEIXEIRA |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
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Catalogação: | 22/AGO/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12110&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12110&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12110 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente dissertação recorre à literatura sobre escolas
eficazes e sobre espaços escolares para referenciar a
pesquisa em três escolas públicas municipais da cidade do
Rio de Janeiro que tiveram desempenho diferenciado em
Leitura nos dois primeiros resultados longitudinais do Geres
(Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005). A literatura
revela que a materialidade da escola é fator relevante
na constituição de determinadas práticas escolares capazes
de constranger ou de estimular a disseminação social de
certos conhecimentos e competências. Mais
especificamente, por meio do estudo dos usos e funções de
espaços e de objetos escolares como, por exemplo, salas de
leitura, murais das escolas e das salas de aula e cantinhos
de leitura, a presente pesquisa procura aumentar o
entendimento do conjunto de fazeres pedagógicos ativados no
interior das escolas investigadas e que guardam relação mais
direta com o desenvolvimento de habilidades básicas de
leitura e escrita. Com esta finalidade, foram realizadas
incursões às escolas ao longo do ano de 2007, em três
momentos estratégicos do calendário escolar (início, meado e
final do ano letivo) com o objetivo de registrar
fotograficamente os espaços privilegiados de suporte e
promoção da leitura. Com base nas análises implementadas a
partir desse registro, foi possível identificar aspectos
relevantes das instituições pesquisadas pautados na
natureza, disposição, usos e funções de espaços e objetos
relacionados à promoção da leitura, contribuindo para o
entendimento da eficácia escolar sob o ponto de vista dos
discursos visuais da escola como fatores promotores de
aprendizagem.
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