Título: | PERFIS DE FORMAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA: PERCEPÇÕES DOS EMPREGADORES, EGRESSOS, DOCENTES E DISCENTES DA PUC-RIO E UERJ | |||||||
Autor: |
EVANDRO MENDES DA SILVA |
|||||||
Colaborador(es): |
MARCOS AZEVEDO DA SILVEIRA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 24/JUN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11844&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11844 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho apresenta os conhecimentos, as competências e
as atitudes importantes para o perfil do engenheiro
eletricista segundo a visão dos egressos (ex-alunos), dos
professores, dos alunos com matrícula ativa (do curso de
engenharia elétrica da UERJ e da PUC-Rio) e do mercado de
trabalho que tem contratado estes egressos.A pesquisa com
os egressos, os professores e os alunos realizou-se por
meio de questionários no período de dezembro de 2006 a maio
de 2007. O estudo com as empresas foi feito com entrevistas
realizadas no período de outubro de 2007 a janeiro de 2008.
As entrevistas foram realizadas após a análise dos
questionários para que fosse possível expô-los à crítica,
desvelando novas interpretações à luz da experiência
profissional dos entrevistados. Por outro lado, comparando
a diversidade dos pontos de vista coletados em entrevistas
dinâmicas, foi possível caracterizar de onde falam os
entrevistados - situando-os em relação às descrições
existentes da prática e da organização industrial. A partir
da análise dessas visões sobre o perfil do engenheiro e da
engenharia contemporânea é apresentada uma fundamentação
parcial (pois poucos setores empresariais foram
considerados) do currículo por competências e das
competências para a engenharia atualmente discutidas no
contexto brasileiro, além de algumas sugestões de caminhos
para a elaboração de um currículo de engenharia mais de
acordo com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para
os cursos de engenharia.
|
||||||||