Título: | POR QUE RESOLVER PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? UMA CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DA GESTALT | |||||||
Autor: |
CLAUDIO FERNANDES DA COSTA |
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Colaborador(es): |
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 19/MAI/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11649&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11649&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11649 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese teve como objetivo percorrer de forma crítica a
trajetória teórica que dá suporte à importância da
resolução de problemas no ensino da Matemática, dentro da
perspectiva do pensamento produtivo e da aprendizagem
significativa. Para isso, foram analisadas contribuições
das teorias de campo Gestalt, em particular as de Max
Wertheimer e Kurt Lewin, relativas a esses dois conceitos
que se complementam: o pensamento produtivo aborda mais
especificamente a resolução de problemas no âmbito de uma
aprendizagem significativa, no verdadeiro sentido da
palavra (Wertheimer); as situações de aprendizagem
consideram o -espaço de vida do sujeito, incluindo a pessoa
e o meio, e representa a totalidade dos eventos possíveis
(Lewin). Do ponto de vista da educação matemática, foram
abordadas a heurística e a intuição, por se constituírem em
dois elementos importantes de aproximação deste campo com
conceitos da Gestalt relacionados à solução de problemas.
Nesse campo também foi avaliada a contribuição de autores
significativos como George Polya, Imre Lakatos e outros.
Tendo em vista que, de alguns anos para cá, os programas do
ensino de Matemática têm orientado os docentes a usarem
solução de problemas como base metodológica de ensino, foi
realizado também um estudo exploratório tomando como
instrumento de pesquisa entrevistas realizadas com
professores de Matemática de escolas avaliadas pelo
programa Nova Escola no Rio de Janeiro. Do mesmo modo,
orientações teórico-pedagógicas contidas nos documentos dos
principais programas nacionais de avaliação do ensino médio
brasileiro como Aneb e Enem, caracterizam-se por apoiar
suas avaliações em matemática na resolução de problemas e
em aprendizagens significativas. Os dados coletados nesta
parte da tese foram ilustrativos do estudo teórico
realizado, ratificando a relação que se levantou dessas
orientações com as contribuições da escola da Gestalt que
revelou ser fundamental na concepção do pensamento
produtivo como pressuposto de uma verdadeira aprendizagem
significativa. Os resultados da pesquisa demonstraram uma
visão acerca das razões para resolver problemas que, para
além de um meio ou um fim em si mesmo, se confunde com o
próprio ensino e aprendizagem da Matemática.
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