Título: | ESTUDO DO FLUXO E TRANSPORTE DE GASOLINA PURA E MISTURADA COM ETANOL EM MEIOS POROSOS NÃO SATURADOS | |||||||
Autor: |
GUILHERME BARROS DE CASTRO FILHO |
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Colaborador(es): |
EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - Orientador PATRICIA OSTERREICHER CUNHA - Coorientador |
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Catalogação: | 19/FEV/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11332&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11332&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11332 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O derramamento no solo de poluentes imiscíveis com a água
(NAPLs)
devido a vazamentos de tanques de armazenamento ou dutos e
acidentes de
transporte é de grande interesse, pois o NAPL e/ou seus
constituintes podem
migrar através da zona vadosa até atingir o lençol freático
e contaminar as fontes
de água potável. No Brasil, a maioria dos postos de
combustível e terminais de
armazenamento possui tanques de etanol, gasolina misturada
com etanol e óleo
diesel. Um eventual derramamento ou vazamento de
hidrocarbonetos derivados
de petróleo, conhecidos como LNAPL, misturados com etanol
tem um maior
potencial de contaminação em função do efeito de co-
solvência.
A motivação deste trabalho é que muitos estudos têm sido
realizados com
principal interesse na zona saturada e pouco se sabe sobre
o comportamento
destes contaminantes na zona não saturada (McDowell e
Powers, 2003 e
Österreicher et al., 2007).
Portanto, foram realizados ensaios de coluna com esferas de
vidro com o
objetivo de simular os vazamentos de hidrocarbonetos
líquidos na superfície e
comparar a massa de benzeno que fica retida no meio poroso
em um vazamento
de gasolina pura ou com etanol. Para avaliar estes ensaios
em uma dimensão foi
utilizado um programa disponível no sítio da Agência de
Proteção Ambiental dos
Estados Unidos (EPA) chamado Hydrocarbon Spill Screening
Model (Weaver et
al., 1994) e implementado um modelo para efetuar o balanço
de massa e
considerar o efeito de co-solvência em função da adição de
etanol na gasolina
comercial brasileira.
Os resultados dos ensaios de laboratório foram comparados
com os
obtidos através do modelo supracitado e apresentaram uma
aproximação
satisfatória da previsão do comportamento do contaminante.
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